quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Jane Austen

Quem nunca ouviu falar sobre o filme Orgulho e preconceito? Bom esse é um filme muito bonito e que vale a pena pela lindíssima Keira Knightley (Sim, eu babo ovos por essa atriz!), não só por isso, mas também pela história maravilhosa que é contada...
Enfim o fato é que a história original é um livro de uma das escritoras mais célebres da Inglaterra, Jane Austen!
Já havia ouvido falar, mas de uns tempos pra cá tenho procurado me informar sobre a história dessa mulher que marcou sua época, não só por fazer contos que não encaixam muito bem aos modelos literários de seu tempo (fim do romantismo) , como também pela surpreendente diferença que a gente percebe de sua vida com relação aos seus livros, cheios de paixão e dor, mas sempre com finais felizes (o que parece normal, pra uma geração acostumada com filmes hollywoodianos, mas não para uma autora do século 19).
Outra coisa que me atraiu a essa mulher foi o filme Become Jane, com Anne Hathaway (não tão boa, especialmente nesse filme, quanto a Keira), que conta sua história na adolescência e sobre o amor juvenil que ela sentiu por Tom Lefroy (não me lembro o nome, algo Mcvoy, o Ephram de Everwood). Fui descobrir depois que o filme contou a história dessa inglesa de maneira extremamente fictícia, o que é uma pena por ser uma linda história de amor.
Só pra constar que essa é uma autora que merece ser lida.

Um comentário:

Cassandra disse...

Eu já li o livro "PRIDE AND PREJUDICE" e também assiti o filme, e realmente é muito bom!
Boa dica!