terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Esperanças pra quem ainda crê nela.

Diplomático, bipartidário e complicado. Palavras que podem representar o governo de Barack Obama...O primeiro presidente negro da história americana, conta com o maior apoio nacional e com uma esperança mundial para lutar contra uma das piores crises econômicas e com duas guerras.
Hoje, finalmente, foi o fim de um governo no qual tudo que poderia dar errado deu, e num contraste de presidentes Bush encerrou seu mandato com a pior popularidade da história. Talvez por isso uma festa tão grandiosa e tantas pessoas na rua.

Estes são os fatos que cercam um dia histórico como hoje. Um dia em que a maioria das pessoas se permitiu ter esperanças e as depositou em um único homem, dizer então que Obama carrega o peso do mundo em suas costas não seria uma maneira de expressão, mas sim uma realidade. Ao contrário do mundo eu não me permiti ter essas esperanças, porque assim da maneira mais covarde me livro das decepções que todos estão livres pra ter.
Não sei se todos assistiram as repostagens sobre a posse de Obama, mas quem não assistiu deveria, uma festa muito bonita que mostrou pro mundo em cada pequeno detalhe como serão os próximos 4 anos. Desde a gravata que eles utilizavam até a bíblia na qual Obama fez seu juramento, tinham simbolismos bonitos que mostraram pra todos os que não tinham fé, o porque de 78% dos americanos estar tão otimistas.
A comoção mundial mesmo sendo global, não me faz sentido. Obama será lembrado pelo que fizer pelos E.U.A., ainda que isso afete o mundo todo é preciso lembrar sempre que ele lutará pela maior potência mundial e não por nenhum dos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos...

A pouca felicidade que tenho com o que aconteceu hoje se deve apenas pelo fato de ter saído um odioso texano para entrar um culto afroamericano. Pela mudança radical que isso representa, em um mundo que 60 anos antes negros e brancos não se sentavam no mesmo banco...Esse fato que irá deixar Obama na história independente de qualquer coisa que ele faço pelo país, essa vitória que merece ser festejada pelo mundo, uma mudança...
E vá saber, talvez Obama esteja certo e sim, nós podemos.

Um comentário:

Cassandra disse...

Tha eu vi a reportagem sobre a posse do Barack Obama, eu pelo menos, me surpreendi com o fato dele ter dito todos os problemas do planeta em um discurso de 20 minutos! Se algo irá MUDAR de fato, eu já não sei, mas que agora parece haver uma luz no final do túnel, isso parece.

Beijocas***