domingo, 28 de novembro de 2010

Eu e a política.

Diante dos absurdos que vivi durante o período de eleições do CeuPES(C.A. da C. Sociais)e do D.C.E. Livre da USP me sinto na obrigação de me abster quanto ao movimento estudantil viciado, sujo, burocrático, caluniador, desrespeitoso e muitas vezes anti-democrático que existe na Universidade de São Paulo. Seria hipócrita de minha parte continuar em dada corrente política me tornando uma figura carimbada por algo que nem ao menos conheço, assim como também o seria pactuar com alguma outra onde também encontrarei erros e vícios.
A grande verdade quanto ao M.E. é que para dele participar é preciso fechar os olhos, os ouvidos e o cérebro, para só assim conseguir lidar com tantas falhas. O fato de permanecer pensando, permanecer questionando te faz figurar em um segundo plano, ironicamente, perde-se a voz. É um absurdo que exista tanta politicagem em algo que deveria conter a pureza dos jovens que ainda não estão sequelados pelo sistema, muito pelo contrário o que vemos é a falta de debate político, a falta de idéias para lidar com fofocas, agressões de todos os tipos e hostilidade sem fim...
Uma verdadeira decepção.
O que vi foi amigos me chamando de massa de manobra, desconhecidos me chamando de massa de manobra e alguns outros, também assim taxados, vendados pra qualquer debate, qualquer pensamento fora do que não estariam doutrinados. É isso sobretudo que me incomoda, essa doutrinação, essa necessidade de transformar a cabeça de alguém em um punhado de idéias prontas as quais serão cuspidas cada vez mais com ódio entre os militantes.
De maneira geral me sinto desapontada, perder a eleição para o CeuPES foi uma grande tristeza por acreditar no projeto político que defendia e ver que ainda sendo a chapa que tinha propostas concretas perdemos. E perdemos pelo vício instaurado no movimento estudantil, embora meus veteranos não tenham em nenhum momento manifestado essa visão. Enquanto diretora do D.C.E. 2011 não tenho expectativas, confio nas pessoas que o serão comigo e acredito que todas as calúnias serão desmentidas nessa gestão a partir do excelente trabalho que farão, não considero essa vitória minha, pois ainda que sendo mebro da Todas as vozes, não fiz campanha e não participei da formação devido a minha propria confusão.
Como balanço final, só tenho a esperança que pra 2011 tenhamos uma esquerda unida e limpa, ainda que não seja pura, seja justa. Afinal os futuros uspianos merecem um movimento estudantil muito melhor estruturado...

Nenhum comentário: